sexta-feira, 22 de março de 2013

Guia do Estudante que Mora Sozinho

Morar sozinho é uma aventura, acima de tudo liberta um espírito MacGyver na gente e passamos a descobrir que somos capazes de fazer coisas que nunca imaginávamos. Existem vantagens, desvantagens, técnicas de sobrevivência e também certas burrices repetitivas que valem a pena serem compartilhadas com você estudante, que saiu do bem bom da sua casa para sobreviver no mundo aí fora.

Existe uma lenda de que todo aquele que mora sozinho come muito miojo e salsicha. Eu odeio salsicha que não esteja em cachorro-quente, então não posso garantir que seja verdade, mas já comi muito miojo sim. No momento presente descobri o yakisoba instantâneo que tem salvo minha vida com diversas combinações, mas aqui na república vejo direto os guris fazendo miojo e jogando a salsicha cozida na água por cima depois (adicione uma cara de nojo aqui). 

Você também almoça muito biscoito recheado, ou aqueles sortidos mesmo que são mais baratos. Cada vez que algum amigo te convida pra almoçar na casa dele é uma alegria tremenda, e claro, muitas vezes essa falta de cuidados com a alimentação faz você ficar muito doente. E doente sem ter quem possa vir te trazer comidinha na cama ou te dar o remédio na hora certa, enfim.

Além das coisas mais clichês pelas quais você vai passar, com o tempo você começa a adquirir as mais variadas formas de improviso da face da terra. A mais clássica de todas é e sempre será o miojo com água de chuveiro. Você liga o chuveiro com bem pouca água de modo a ficar pelando de quente, enche um potinho e deixa uns 5 minutos. Você deve estar se perguntando "Mas por que raios eu faria miojo no chuveiro?" Colega, o gás da cozinha tem o dom de acabar sempre na época em que você não tem grana para trocar. É como se sua carteira e seu bujão combinassem de ficar vazios juntos. Nessa hora os improvisos são muitos.
Entre outros improvisos estão alguns que eu mesmo testei, como fazer qualquer tipo de alimento na sanduicheira, ou, na falta da mesma, um ferro de passar roupas pode servir como grelha. Mas já aviso que o trabalho pra limpar depois é grande. Existem também momentos de extremo aperto em que você inventa as mais estranhas receitas apenas para estufar seu estômago. Na hora que a grana some tudo é possível, o shampoo vira creme de barbear, sabão em pó vira detergente pra lavar louça, é incrível as mil e uma funções que as coisas ganham. Mas não vamos entrar em detalhes porque essa é a parte mais triste e deprimente de morar sozinho, junto com o fato de muitas vezes vir a solidão de passar datas comemorativas também sozinho. 

Quem mora sozinho também é visto de diferentes maneiras. Muitas pessoas sem o mínimo de noção vão achar diferentes coisas sobre o seu cafofo. Por exemplo, enquanto para você morar sozinho é sinônimo de geladeira e carteira sempre vazia, para seus amigos é sinônimo de festa, para aquela vizinha do lado você é procurado pela polícia ou provavelmente é um rebelde que foi expulso de casa e qualquer pretendente vai achar que é um motel.

Agora vamos a uma pequena comparação entre vantagens e desvantagens.

Vantagem: Você não precisa mais limpar a sujeira dos outros, somente a sua.
Desvantagem: Sempre será você que terá que lavar a louça ou limpar o banheiro.

Vantagem: Ninguém come sua comida da geladeira que você guardou para mais tarde.
Desvantagem: Nunca tem comida na geladeira.
Vantagem: Pode dormir a hora que quiser e fazer barulho até tarde.
Desvantagem: Se perder a hora não tem ninguém pra te acordar.

Vantagem: Pode andar pelado pela casa, usar o banheiro com a porta aberta e cantar músicas vergonhosas no último volume.
Desvantagem: Solidão master.
Vantagem: Pode lavar a louça, a roupa e limpar a casa a hora que quiser.
Desvantagem: Uma hora as roupas de baixo limpas acabam, o chão fica grudento e você cansa de tomar água em xícaras ou comer direto na panela.

Entre essa e outras, a vida de um estudante solitário se resume a muita aventura. E se você sobreviver, parabéns, estará pronto para escrever um guia para outros sobreviventes!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...